MIRA FORUM um lugar interdisciplinar

Na zona mais deprimida da cidade do Porto, Campanhã, nasceram duas galerias que têm a fotografia como protagonista principal e que ocupam dois dos onze armazéns na Rua de Miraflor. A consulta dos arquivos localiza a sua construção entre 1908 e 1917 que serviam o comércio feito através da estação de Campanhã. O armazenamento de vinho, o fabrico de redes de pesca, material de escritório e outros conheceram a decadência provocada por novas rotas e novos meios de transporte.

 

Grande parte dos armazéns abandonados há décadas pareciam condenados à derrocada. Foi a sua dimensão (cerca de 200 metros quadrados), a sua altura, as paredes em granito e as portas majestosas que levaram os fotógrafos Manuela Matos Monteiro e João Lafuente a adquirir dois armazéns que são hoje duas galerias: Espaço MIRA e o MIRA FORUM. Uma das preocupações foi recuperar os dois lugares respeitando a sua traça e materiais de origem sendo hoje considerados exemplos de uma reabilitação bem conseguida. A iniciativa dos dois fotógrafos contaminou outras vontades e, neste momento, os onze armazéns estão ocupados na sua maioria a pessoas relacionadas com as artes.

O MIRA FORUM é o segundo armazém da rua de Miraflor, com o número 155. É um lugar interdisciplinar que combina uma vertente social com uma vertente comercial. Pela grande diversidade de oferta, o MIRA FORUM tem vindo a assumir o corpo de um centro cultural nesta zona da cidade. Apresentações e lançamentos de livros, conferências, debates e tertúlias, percursos e serões fotográficos, concertos, peças de teatro ou espetáculos de dança, são algumas das actividades que habitam a galeria. A galeria procura sempre estabelecer relações próximas com a comunidade e as suas instituições.

O MIRA FORUM inaugurou a 5 de outubro de 2013, completando este mês sete anos de intensa atividade!

R. de Miraflor, 155, 4300-334 Porto​

Contacto | (+351) 929 113 431 

terça a sábado, 15:00 às 19:00

E-mail | miraforum@miragalerias.net

Facebook